sábado, 29 de novembro de 2008

Temos estado a aprender sobre as teorias geo e heliocêntricas. E aprendemos que houveram vários astrónomos e cientistas importantes ao longo da História:

-Aristóteles: séc.III-IV ac. Propôs a teoria geocêntrica, que afirmava que a Terra era o centro do Universo, e colocou os outros astros suportados em 55 bolas de cristal.


-Aristarco: séc.III-IV ac. Contemporâneo de aristóteles, qque feza primeira abordagem à teoria Heliocêntrica, propondo que o Sol estaria no centro do Universo.

-Ptolomeu: séc.II-III ac. Defendeu a teoria geocêntrica, apresentando-a com um esquema mais complexo, que descrevia órbitas e previa eclípses.



-Copérnico: séc.XV-XVI Propôs a teoria Heliocêntrica, provando-a matemáticamente.



-Galileu: séc.XVI-XVII Comprovou a teoria Heliocêntrica, com a ajuda da luneta astronómica(luneta árabe modificada).




-Kepler: séc.XVI Estabeleceu que as órbitas são elípticas.



-Newton: séc.XVII-XVIII Descobriu a gravidade e a força G.



-Einstein: séc.XIX-XX Propôs a teoria da relatividade, contribuindo para o grande BUM! da ciência.



Se quiserem saber mais, vão a http://ciencias3c.cvg.com.pt/historiadaastro.htm

quarta-feira, 19 de novembro de 2008


http://ciencias3c.cvg.com.pt/supernova.mpg

Depois do teste, iniciámos a matéria da formação do sistema Solar.

Há duas teorias para a formação do Sistema Solar:
-Uma que diz que o Sistema Solar foi criado numa nebulosa;
-E outra que diz que o Sistema Solar foi Criado numa Super-nova.
Segundo a teoria da nebulosa, o Sol foi criado quando uma nebulosa começou a agrupar-se, formando uma proto-estrela, que originou o Sol. Mas ao formar-se começou a girar, e ao girar os materiais mais leves foram projectados, formando o Sistema Solar.
Segundo a teoria da Super-nova, uma grande estrela (no mínimo 100 vezes maior que o Sol) explodiu, formando nuvens de poeiras e gases, que originaram as proto-estrelas mais pequenas. Uma dessas proto-estrelas era o Sol, que ao formar-se começou a girar, e ao girar, com a força centífuga, os materiais mais leves foram projectados, formando o Sistema Solar.


Vejam o link acima para verem um vídeo sobre a Supernova

sábado, 8 de novembro de 2008

Hoje, resolvi que ia mostar-vos como são os astros:
-Estrela: Astro rochoso de forma esférica, que devido à sua grande dimensão, faz com que outros astros mais pequenos sejam atraídos pela sua gravidade e façam o seu movimento de translação em sua volta. Devido à grande quantidade de Hélio e
Hidrogénio na sua atmosfera, estão constantemente a haver explosões. EX: Sol


-Planeta principal: Astro rochoso de forma esférica, que faz o seu
movimento de translação em volta da estrela do seu sistema. Pode ou não ter um ou mais planetas secundários. EX: Terra



-Planeta secundário: Astro rochoso de forma esférica, que faz o seu movimento de translação em volta de um planeta principal e de dimensão reduzida em relação ao mesmo. EX: Lua.



-Cometa: Astro rorochoso de forma esférica, de rota excêntrica (de centro diferente dos outros) que à medida que faz o seu movimento de translação vai ganhando poeiras e gases congelados, que quando se aproximam do Sol, derretem, formando a cauda e a cabeleira. EX: Halley.


-Astróide: Astro rochoso de forma irregular que resulta da fragmentação de outro. Está presente no nosso sistema em duas cinturas; uma entre Marte e Júpiter, e a outra no fim do sistema Solar.





-Meteoro: Fragmento de astro que atravessa a nossa atmosfera.